Em Viana do Castelo, o Edifício Conde da Carreira está localizado numa avenida na qual se destacam nas proximidades o Instituto Politécnico, a estação ferroviária e o Tribunal Judicial.
As premissas do programa assentam na recuperação e ampliação do edifício existente, em ruínas, para duas habitações unifamiliares e no aumento da área do rés-do-chão para um amplo espaço comercial / serviços.
O edifício, com uma área de 315m2 de implantação é constituído por um rés-do-chão e 2 andares. A sua área bruta total é de 564m2.
Esteve sempre patente na idealização formal, a recuperação do edifício mantendo a sua imagem identitária e a preocupação da coabitação desta pré-existência com o novo volume proposto, de forma mais dinâmica e de linguagem contemporânea. A manutenção integral da fachada original e um pequeno tanque de água existente no logradouro, que teve o merecido lugar de destaque, estiveram sempre subjacentes na génese da conceção.
Esta simbiose criada entre os dois volumes torna o edifício no seu todo emblemático pela originalidade da composição formal simples e ao mesmo tempo dinâmica.
O sistema construtivo baseia-se numa solução estrutural mista de ferro e madeira na contenção das paredes de pedra existentes, complementada por novas tecnologias que garantam o conforto térmico/acústico, evidenciando materiais de acabamento como os cerâmicos e a madeira.
Foram utilizadas duas cores que aglutinam os dois volumes. O branco nos panos de parede e o cinza nas caixilharias de madeira que percorrem todo o edifício, dando uma imagem sóbria e distinta.