E. Conde da Carreira

E. Conde da Carreira

Situada em Viana do Castelo, a casa de implantação quadrangular encontrava-se em ruínas, só restavam apenas algumas alvenarias de pedra.
O novo programa assentou na recuperação das paredes existentes e numa ampliação, dimensionando duas residências unifamiliares nos andares e um amplo espaço comercial no rés do chão.
Área total de construção: 564,0m2
Prémios
2019 | 2º Prémio no World Architecture & Design Awards 2019, na categoria "Mixed Use"

2019 | 2º Prémio no Global Future Design Awards 2019, na categoria "Mixed Use"
Em Viana do Castelo, o Edifício Conde da Carreira está localizado numa avenida na qual se destacam nas proximidades o Instituto Politécnico, a estação ferroviária e o Tribunal Judicial.

As premissas do programa assentam na recuperação e ampliação do edifício existente, em ruínas, para duas habitações unifamiliares e no aumento da área do rés-do-chão para um amplo espaço comercial / serviços.

O edifício, com uma área de 315m2 de implantação é constituído por um rés-do-chão e 2 andares. A sua área bruta total é de 564m2.

Esteve sempre patente na idealização formal, a recuperação do edifício mantendo a sua imagem identitária e a preocupação da coabitação desta pré-existência com o novo volume proposto, de forma mais dinâmica e de linguagem contemporânea. A manutenção integral da fachada original e um pequeno tanque de água existente no logradouro, que teve o merecido lugar de destaque, estiveram sempre subjacentes na génese da conceção.

Esta simbiose criada entre os dois volumes torna o edifício no seu todo emblemático pela originalidade da composição formal simples e ao mesmo tempo dinâmica.

O sistema construtivo baseia-se numa solução estrutural mista de ferro e madeira na contenção das paredes de pedra existentes, complementada por novas tecnologias que garantam o conforto térmico/acústico, evidenciando materiais de acabamento como os cerâmicos e a madeira.

Foram utilizadas duas cores que aglutinam os dois volumes. O branco nos panos de parede e o cinza nas caixilharias de madeira que percorrem todo o edifício, dando uma imagem sóbria e distinta.
video
Video is now empty, please upload video.
Localização
Viana do Castelo, Portugal
Data
2010-2016 (proj.-fim de obra)
Arquitetura
Valdemar Coutinho, Arq.
Colaboração
José Ferreira da Costa, Eng. (Engenharia Civil)
Bartolomeu Sampaio, Eng. (Engenharia Eletrotécnica)
Daengstudio (Comportamento Térmico)
Sandra Neto (Desenho)
Valentim Pereira (Desenho)
Luís Carrilho (Desenho)
Hermenegildo Cruz (3D - Axonometria) 
Fotografia
Valdemar Coutinho Arquitectos