Escritório de Advogadas
Susana Pereira, Roberta Miotti e Rute De Sousa Reis

Escritório de Advogadas
Susana Pereira, Roberta Miotti e Rute De Sousa Reis

O projeto de arquitetura de interiores par uma sede de advogadas em Viana do Castelo é da autoria do atelier Valdemar Coutinho Arquitectos.
A nova sede de Susana Pereira, Roberta Miotti e Rute De Sousa Reis, Advogadas identifica-se como um projeto cheio de simbolismo, inovador e carismático, espaço no qual emana segurança, serenidade e conforto.

O espaço existente com certos condicionalismos determinantes para o seu novo desenho de dimensionamento interior, nomeadamente a configuração e as aberturas, resultou numa ideia de projeto criativa e pragmática, dando resposta ao solicitado para o conceito de escritório pretendido pelas advogadas.

Compartimentado com uma sala de espera, espaços de trabalho, cafetaria e sala de reuniões, a nova sede deliberadamente desenhada com simbologia, sobriedade e linhas dinâmicas, oferece tranquilidade e confiança. O espaço delineado oferece o silêncio e o recato adequado ao exercício da profissão.

Todo o mobiliário e elementos decorativos foram cuidadosamente escolhidos e pensados, conferindo ao espaço o equilíbrio necessário.

Simbologia:

Localizado na cidade de Viana do Castelo, com o n.º 188, que por coincidência um número cheio de simbolismo, pois, separando os dígitos do número inteiro 188 (1+8+8 =17 (1+7) =8 temos o número oito.

Curiosamente, a iconografia e a arquitetura hindus dão grande enfase ao simbolismo do número oito que para além de representar o equilíbrio central, representa também o da Justiça.

O oito deitado representa o sinal matemático do infinito e na carta do Tarot de Marselha, também este número significa a Justiça.

O espelho, utilizado em duas paredes perpendiculares na sala de espera, é o elemento que representa o símbolo da pureza, da verdade, da sinceridade e da consciência, tão importantes na advocacia. Revelando ainda, a realidade aparente e refletindo-a de forma invertida.

Um dos principais símbolos da advocacia, a balança, está representada subtilmente nos espelhos da sala de espera. Estando num dos espelhos, de forma facetada, a representação de um prato, que acaba por ser refletido no outro espelho que se encontra ortogonalmente colocado, refletindo simbolicamente a justiça.

As cores realçadas neste projeto foram o castanho, associado a segurança, responsabilidade, maturidade e conforto. A cor cinza, neutralidade e o equilíbrio. A cor branca, paz, inocência, tranquilidade, bondade e clareza e o preto que representa o mistério, o poder, a elegância e a sofisticação.

"A necessidade ao nível de espaço, aliada à intenção de melhorar os serviços prestados aos nossos clientes, cada vez mais exigentes e com uma vertente internacional crescente, levou à mudança para um novo escritório sito na Avenida Afonso III, 188, em Viana do Castelo. O novo espaço, projetado pela equipa "Valdemar Coutinho Arquitectos" em meticulosa colaboração com a nossa equipa de advogadas, reflete um ambiente sofisticado, futurista e tecnológico, aliando a necessária tranquilidade, privacidade e conforto, tradicionais da advocacia, a uma nova imagem de modernidade e espírito colaborativo. O nosso novo escritório representa um compromisso para com a cidade de Viana do Castelo e para com os novos desafios internacionais do Norte do país, refletindo a nossa cultura de valores, visível em todos os materiais e paleta de cores escolhidos para o projeto: objetividade, transparência e proximidade." Susana Pereira - Advogada
video
Video is now empty, please upload video.
Localização
Av. D. Afonso III, n.º188, Viana do Castelo, Portugal
Data
2020-2021 (início proj.-fim de obra)
Arquitetura
Valdemar Coutinho, Arq.
Fotografia
Valdemar Coutinho